segunda-feira, 27 de junho de 2016

alcança a sabedoria

A Bíblia fala de dois tipos de sabedoria - aquela que vem de cima (Céu) e aquela que vem da terra (Tiago 3.15-17). Há alguns benefícios na sabedoria que a experiência e o sofrimento nos trazem, mas há maiores e mais profundos benefícios quando aprendemos e aplicamos a sabedoria de Deus antes do sofrimento.

Provérbios 4.7-9 diz-nos que quando abraçamos a sabedoria, iremos ter uma coroa de glória e de honra. O segredo é alcançar a sabedoria o mais cedo possível.

O rei Salomão teve a oportunidade de alcançar a sabedoria divina - mas escolheu o caminho mais fácil, procurando a sabedoria terrena. Isso não somente causou sofrimento a ele e a Israel, mas Salomão "cavou uma cova" da qual ele não conseguiu sair.

Alcançar sabedoria significa reconhecer e aplicar a sabedoria. Nossas emoções e sentimentos metem-se pelo caminho. Eles, também, são dádivas de Deus para a humanidade, mas são dádivas que precisam ser controladas. Isto é carácter. E para conhecer o que fazer e estar capacitado para fazê-lo - isto é sabedoria.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

a sociedade europeia aos olhos de Kuing Yamang

OPINIÃO DE UM PROFESSOR CHINÊS DE ECONOMIA, SOBRE A EUROPA.

O Prof. Kuing Yamang,  viveu em França:

1. A sociedade europeia está em vias de se auto-destruir. O seu modelo social é muito exigente em meios financeiros. Mas , ao mesmo tempo, os europeus não querem trabalhar. Só três coisas lhes 
interessam: lazer/entretenimento, ecologia e futebol na TV! Vivem, portanto, bem acima dos seus meios, porque é preciso pagar estes sonhos ... 

2. Os seus industriais deslocalizam-se porque não estão disponíveis para suportar o custo de trabalho na Europa, os seus impostos e taxas para financiar a sua assistência generalizada.

3. Portanto endividam-se, vivem a crédito. Mas os seus filhos não poderão pagar 'a conta'.

4. Os europeus destruíram, assim, a sua qualidade de vida empobrecendo. Votam orçamentos sempre deficitários. Estão asfixiados pela dívida e não poderão honrá-la.

5. Mas, para além de se endividar, têm outro vício: os seus governos 'sangram' os contribuintes. A Europa detém o recorde mundial da pressão fiscal. É um verdadeiro 'inferno fiscal' para aqueles que 
criam riqueza.

6. Não compreenderam que não se produz riqueza dividindo e partilhando, mas sim trabalhando. Porque quanto mais se reparte esta riqueza limitada menos há para cada um. Aqueles que produzem e 
criam empregos são punidos por impostos e taxas e aqueles que não trabalham são encorajados por ajudas. É uma inversão de valores.

7. Portanto o seu sistema é perverso e vai implodir por esgotamento e sufocação. A deslocalização da sua capacidade produtiva provoca o abaixamento do seu nível de vida e o aumento do... da China!

8. Dentro de uma ou duas gerações, 'nós' (chineses) iremos ultrapassá-los. Eles tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacos de arroz...

9. Existe um outro cancro na Europa: existem funcionários a mais, um emprego em cada cinco. Estes funcionários são sedentos de dinheiro público, são de uma grande ineficácia, querem trabalhar o menos possível e apesar das inúmeras vantagens e direitos sociais, estão muitas vezes em greve. Mas os decisores acham que vale mais um funcionário ineficaz do que um desempregado...

10. (Os europeus) vão directos a um muro e a alta velocidade...

segunda-feira, 20 de junho de 2016

família 13 - servindo ao Senhor

Lições para pais ministrarem aos seus filhos. A responsabilidade de ensinar as crianças o caminho do Senhor é dos pais.

Texto base: Jeremias 1.1-12

Não sabemos a idade de Jeremias quando o Senhor o chamou para o Seu serviço, mas sabemos que era ainda muito jovem. Tão jovem, que se considerava ainda uma criança a si mesmo. Isto leva-nos a pensar que o Senhor nosso Deus pode chamar-nos para o Seu serviço em qualquer idade. O Senhor conhece-nos desde antes de nascermos (v. 5) e Ele está connosco sempre por onde quer que possamos ir (v. 8), portanto, não devemos ter medo de ir, nem de fazer aquilo que Deus nos manda.

Quando Ele te chamar para O servires, lembra-te da promessa do versículo 8.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

mil razões

Consegues pensar em alguma razão que faça com que uma pessoa se afaste de Deus? O rei Salomão teve mil razões! Em I Reis 11.1-4 lemos acerca de como o seu amor por suas mil esposas pagãs e seus deuses roubaram o seu amor por Deus. Isto saiu-lhe caro, e o seu povo pagou um alto preço por seus erros.

Mas Salomão não foi o único com mil razões para se afastar de Deus. A maioria da humanidade nomeia mil razões. Mesmo quando Jesus esteve na terra, fazendo milagres e maravilhas, somente um pequeno punhado de seguidores verdadeiramente mudaram as suas vidas.

Quais são as nossas razões para fazermos o que sabemos ou suspeitamos que não é correcto ou bom? "Deus entende"? "Ninguém irá saber"? "Eu faço isso mais tarde"? "Eu tenho mais coisas para fazer agora"? Nós podemos dar estas e outras desculpas - não somente na nossa interacção com Deus, mas também com o nosso cônjuge, filhos e amigos.

Porque Salomão passou tempo demais ignorando os mandamentos de Deus em relação ao casamento e paganismo, Deus decidiu arrancar-lhe o reino de Israel de suas mãos . 

Quanto tempo irá passar até que mudemos os nossos caminhos e nos viremos de volta para Deus? Hoje aceite o convite de Deus! Arrependa-se de caminhar longe dEle e volte para Deus!

IR PARA "Arrependa-se"


quinta-feira, 16 de junho de 2016

família 12 - não percas

Lições para os pais ensinarem aos seus filhos!

Texto base: Jeremias 2.10-13

Sempre que nós trocamos as coisas de Deus, por outra coisa qualquer, ficamos a perder muito. Se, por exemplo, deixares de ir à reunião da igreja para ires a uma festa - nunca saberás o que Deus te queria dizer nesse dia. Se deixares de ler a Bíblia e de orares para estares a jogar no computador, ou a brincar com os amigos, ficas a perder de várias maneiras, porque não conversas com o Senhor Jesus, que é o teu melhor amigo; e perder a bênção de estar em comunhão com o Criador do Céu e da Terra.

Então, achas que vale a pena a troca?

segunda-feira, 13 de junho de 2016

ideologia de espécie

"Ideologia de espécie" faz 20 mil ingleses viverem como cães.

Um documentário que foi para o ar na TV inglesa na quarta-feira, dia 25 de maio, está a gerar um amplo debate sobre o limite da ideologia e da insanidade. "Pup play", como é chamado em inglês, revela-se como uma tendência no mínimo bizarra. Homens adultos que se vestem e se comportam como cães. Produzido pelo Channel 4, "A Vida Secreta dos Cães Humanos" é o nome do programa que mostra cerca de 10.000 ingleses adeptos deste fenómeno da "ideologia de espécie".

Segundo Kye, 28 anos de idade, um dos entrevistados, “vestir-se de cão não é um fetiche sexual, é uma forma de escapismo”. Ele explica que as mulheres geralmente se identificam com gatinhas, enquanto os homens adoptam uma identidade canina. Para alguns é um role play, como um papel teatral que se desempenha por um tempo. Entretanto, muitos acreditam realmente que nasceram na espécie errada. A tendência não é exclusividade dos ingleses. Recentemente, uma norueguesa chamada Nano, de 20 anos, ficou famosa por afirmar na TV que é “uma gata presa em um corpo humano”. Ano passado, um francês transgénero conhecido como Karen, 50 anos, decidiu “assumir” sua opção sexual, pagou um tratamento e modificou o corpo, passando a se dizer mulher. Logo em seguida, “descobriu” ser um cavalo e quer viver como um.
Em todos esses casos, as modificações são feitas em nome da “construção” da sua identidade, ou seja, o exterior reflectir como a pessoa “se sente” no íntimo. Seria uma forma extremada da identidade de género, não importa como você nasceu, apenas como se vê.
A questão é levada a sério na Europa e já existe inclusive competições formais para julgar quem mais se parece com o animal de sua escolha. Algumas dessas pessoas possuem ligações fortes com a comunidade LGBT de seus países.
O programa do Channel 4 conta histórias como a de Tom, 32 anos, que trabalhava no teatro da cidade de Tring. Obcecado em se tornar um dálmata, ele trocou seu nome para Spot [mancha]. Terminou o noivado com Rachel e passou a se vestir e comportar-se como um cão. Embora diga que essa descoberta “foi algo mágico”, acaba confessando diante das câmaras: “Um pouquinho de mim lamenta ser um filhote de cão, pois perdi o que tinha antes”. Tom gastou mais de £ 4,000 em sua roupa de dálmata, feita sob medida, que inclui até um rabo que se mexe sozinho. Para se adaptar ao novo “estilo de vida” ele trocou sua cama para uma caixa forrada com almofadas, como as utilizadas por cães de grande porte.
Pelo seu empenho em encarnar Spot, ele conquistou o primeiro lugar na competição de “Mister Pup”, do Reino Unido em 2015. Com isso, ganhou o direito de representar seu país na competição que envolve toda a Europa, realizada na Bélgica.
Link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3602177/Puppy-play-definitely-not-sex-TV-documentary-sheds-light-barking-mad-men-enjoy-dressing-dogs.html
CONCLUINDO... mas agora andam todos loucos? Já não bastava a luta que têm tido pela aceitação, direitos, casamento, reconhecimento, e a questão da ideologia de género, agora também vieram com a ideia diabólica da ideologia de espécie? Preocupa os caminhos que o mundo está a trilhar!!! Há que pensar... não estaremos a caminhar para o fim?

jovens abandonam a igreja


Um estudo realizado em 2011 realizado pelo Grupo Barna, ofereceu explicações porque os jovens cristãos dos EUA estavam a deixar as suas igrejas locais. Os razões apresentadas incluem uma ideia geral, a qual afirma que a igreja é super-protectora, e que o cristianismo é muito exclusivo, publicou a revista "Charisma News".

O Grupo Barna, realiza estudos sobre a espiritualidade e o cristianismo nos EUA. Este estudo em particular foi composto por outros estudos nacionais, incluindo entrevistas com adolescentes, jovens adultos, pais, pastores de jovens e pastores principais.

Não há uma razão principal que determine, porque os jovens cristãos saem da igreja. Segundo as informações do Grupo Barna, seis temas importantes vieram ao de cima porque 3 em cada cinco jovens cristãos saem da igreja de forma temporária ou permanente.

Os jovens disseram as seguintes razões: (1) a igreja é super-protectora; (2) o cristianismo é superficial; (3) as igrejas se apresentam como antagónicas à ciência; (4) as igrejas cristãs são frequentemente simplistas, fanáticas com a sexualidade; (5) as igrejas lutam com a natureza exclusiva do cristianismo; (6) a igreja fica hostil aos que têm dúvidas.

Em certo sentido, este resultado não é nada novo. O evangelista Sammy Tippit, assinalou que a igreja sempre teve dificuldade com lidar com os jovens. "Os jovens estão num período de transição, disse Tippit. "Estão num período de serem independentes. Então num período de descoberta de si mesmos, quem são, qual é o seu propósito. Isso é difícil para a Igreja, porque a Igreja tem outros valores concretos muito sólidos."

"De alguma forma não estamos a comunicar o evangelho aos nossos jovens." Para os pais, Tippit deixa algumas sugestões: devem proporcionar uma base sólida de ensino sobre os valores cristãos.

"Essa é uma das chaves reais que a Igreja tem que entender: não se pode manter os jovens numa pequena caixa. Não vai funcionar. Há que dar-lhes liberdade de falhar, a liberdade de descobrir por eles mesmos."

sinais dos tempos (news)

- Canadá legaliza alguns actos sexuais com animais. O supremo tribunal do Canadá declarou que grande parte dos actos sexuais entre pessoas e animais são legais, desde que não haja penetração.
Mais infos: http://www.christianpost.com/news/canada-legalizes-most-sex-acts-with-animals-165053/

- Canadá pode banir discursos anti-identidade de género com dois anos de prisão. O primeiro-ministro Justin Trudeau quer introduzir uma multa que irá banir a discriminação da identidade de género, que poderá ir até 2 anos de prisão. Mais infos: http://www.christianpost.com/news/canada-may-ban-anti-transgender-speech-with-2-years-in-prison-164382/

- Esposa de pastor foi esfaqueada na Nigéria por alegadamente ter insultado o profeta Maomé. Bridge Abahime tinha 74 anos de idade e foi seguida e morta no mercado em Kano. Os dois atacantes já foram detidos. Alguns cristãos mencionaram os constantes ataques dos mulçumanos aos cristãos naquele país.Um desses grupo é o Boko Haram. Somente em 2015 foram mortos cerca de 4028 pessoas e 198 igrejas atacadas.

- O mayor (equivamente a presidente da câmara ou prefeito) de Nova Iorque lançou a primeira campanha patrocinada pelo governo que encoraja os moradores a usarem a casa de banho de acordo com a sua identidade de género. Link: http://www.christianpost.com/news/nyc-tells-men-its-ok-to-go-into-womens-bathrooms-citywide-ad-campaign-164895/

- Nos dias 13 e 14 de junho de 2016 ocorre a 46ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os apoiantes da LGTB têm em sua agenda impor o "casamento" entre pessoas do mesmo sexo. Também querem propor o aborto com a desculpa do "zika".

- Soldados do Estado Islâmico queimaram 19 mulheres (de origem yadizi) estando elas ainda vivas, dentro de uma gaiola de ferro, na cidade de Mosul (Iraque), depois que elas se recusaram a manter relações sexuais com militantes do grupo. Os yazidis, cristãos e outras minorias religiosas têm sido escravizados pelo EI aos milhares por todo o Iraque e Síria.

- Morte de gorila Harambe recebeu 6 vezes mais atenção dos media que massacre dos cristãos. O gorila foi morto a tiro depois que uma criança de 3 anos caiu no espaço onde o animal vivia, no Zoo de Cincinatti. Em contraste, as redes de TV pouco anunciaram acerca da decapitação de 21 cristãos pelo EI na Líbia.

Estas e outras notícias podem ser vistas em: WWW.NOTICIACRISTIANA.COM

humildade nos relacionamentos


Todos nos devemos revestir de humildade nos relacionamento uns com os outros, porque "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (I Pedro 5.5b).

Muitos homens vivem sem compartilhar os seus sentimentos. Muitas esposas vivem frustradas porque seus maridos partilham informação, mas não os seus sentimentos. Elas querem saber o que está acontecendo dentro deles. A verdade é que os homens não foram ensinados a compartilhar os seus sentimentos. É algo que é necessário aprender, porque não é uma característica natural. Se os homens compartilham os seus sentimentos, a sociedade muitas vezes os retrata como fracos.

A fim de um homem tornar-se um amigo e líder eficaz, precisa aprender a ser vulnerável com os outros e desenvolver a capacidade de compartilhar seus sentimentos. É um passo vital para tornar-se uma pessoa real com quem os outros podem se conectar emocionalmente. Isto não é fácil porque os pais não ensinaram a compartilhar a vida emocional com os outros. A vulnerabilidade emocional é especialmente difícil para os homens.

O autor Lary Crabb afirmou: "Os homens que quando jovens se sentiram abandonados por seus pais muitas vezes permanecem distantes de seus próprios filhos. Os pecados dos pais são passados para as crianças, muitas vezes através da dinâmica de auto-protecção. Dói ser negligenciado, e cria dúvidas sobre o nosso valor para os outros."

Abra o seu coração com outros, para que possam realmente saber quem você é. Pode ser difícil no início, mas enquanto for dando passos neste sentido, irá descobrir nova liberdade na sua vida. Então, outros estarão mais conectados contigo.

família 11 - um povo santo

Lições para os pais ministrarem aos seus filhos, pois é deles essa responsabilidade, e não dos professores da escola dominical!

Texto base: Jeremias 2.1-9

O Senhor nosso Deus quer que o Seu povo seja santo (I Pedro 1.15,16). Quando o povo de Israel entrou na terra prometida, começou a adorar os deuses dos outros povos (que é uma coisa que Ele detesta) e voltou as costas ao Senhor que os livrou da escravatura no Egipto. Portanto, o Senhor disse a Jeremias para dizer ao povo, que o Senhor lutaria com eles e com os seus filhos.

Sabes, Deus ama-nos e é muito paciente mas, nunca deixa de castigar o pecado.


sábado, 11 de junho de 2016

estudo encontra a primeira prova científica de que há vida depois da morte


Está agora não havia evidência científica, pelo que se pensa que milhões de pessoas tiveram experiências claras de consciência antes da morte, mas nunca havia sido provada por cientistas. Agora isso mudou.

Cientistas da Universidade de Southampton, em Inglaterra, encontraram evidências de que a consciência pode continuar durante alguns minutos depois da morte clínica, algo que até pouco tempo era considerado impossível.

Considerado o maior estudo médico sobre experiências fora do corpo, a investigação demorou quatro anos já que foram analisados uns 2060 casos de pessoas que sofreram paragens cardíacas em 15 hospitais dos Estados Unidos, Inglaterra e Áustria.

A evidência a respeito da consciência, depois de que o cérebro fica desconectado completamente foi possível em aproximadamente em 40% dos pacientes. Depois de serem considerados clinicamente mortos, a actividade cerebral continua durante 3 minutos depois que o coração pára por completo. Isto sempre foi um tema controverso.

Dentro dos 330 que sobreviveram, 140 aceitaram ser entrevistados e 55 deles (39%) disseram que tinham alguma percepção ou recordação do momento que estiveram "mortos". Somente dois tiveram recordações precisas desta experiência.

Alguns pacientes recordaram ter visto uma luz brilhante ou uma espécie de sol brilhante. Muitos não recordam detalhes específicos. Um em cada cinco disse que sentia uma sensação incomum de tranquilidade, cerca de um terço disse que o tempo havia desacelerado ou acelerado.

Outros reportaram sentimentos de medo, e também a serem arrastados por correntes. Cerca de 13% disseram que sentiram separados de seus corpos e um número similar disse que se sentiram agonizados. Por outro lado, 8% afirmou ter sentido algum tipo de presença mística ou uma voz identificável, e outros 3% viram "espíritos".

O caso mais intrigante é de um homem de 57 anos, que afirma ter abandonado seu corpo completamente. Ele relatou com detalhe as acções da equipa de enfermagem e descreveu os sons das máquinas.

"Sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração deixa de bater", disse o Dr. Sam Parnia, um investigador que dirigiu o estudo. "Contudo neste caso, a percepção consciente parece haver continuado por cerca de 3 minutos depois que o coração parou. Normalmente, o cérebro apaga-se entre 20 a 30 segundos depois que o coração pára", disse Parnia.

Até agora não havia evidência científica, pelo que se estima que milhões de pessoas tiveram experiências claras de consciência perante a morte, mas nunca havia sido provada por cientistas. Mas isso agora mudou.

O Dr. David Wilde, psicólogo e investigador da Universidade de Nottingham Trent, está a compilar dados sobre as experiências fora do corpo, tratando de encontrar um padrão para vincular cada episódio.

Ele espera que sua investigação anima a novos estudos sobre o tema.

Fonte: The Telegraph

virtudes

"O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade" (Efésios 4.28).

Durante muito tempo os cristãos foram identificados como pessoas que não podiam fazer nada. Por exemplo, o cristão era uma pessoa que não dançava, não bebia, não fumava, etc. Sua marca era não praticar algumas coisas consideradas más ou pecaminosas. De certa forma era uma maneira de reforçar o distanciamento entre quem era cristão e quem não era. Inclusive um cristão deveria evitar lugares típicos de não cristãos. Muitos cristãos nem mesmo frequentavam a casa de amigos não cristãos, porque lá se faziam coisas que eles não faziam. Muitos cristãos sem sequem tinham amigos não cristãos!

Não se trata aqui de simplesmente fazer uma crítica ou desmerecer o cuidado e a intenção daqueles tempos. Quero apenas chamar a atenção para um equívoco daquela abordagem: uma postura negativa diante da vida, e não uma postura positiva. A fé cristã envolve o não fazer algumas coisas, mas, sobretudo, envolve o fazer algumas outras coisas. Envolve fazer o que é certo e não apenas deixar de fazer o que possa ser considerado errado. É mais que evitar um vício, é cultivar uma atitude que não dê lugar ao vício. Nas palavras de Paulo: em lugar de roubar, trabalhar e ser generoso! A fé cristã ressalta a atitude positiva diante da vida e não a atitude negativa.

Devemos ser reconhecidos como aqueles que amam, que cuidam, que são misericordiosos. Que compreendem, que acolhem, que respeitam. Devemos encher o mundo com atitudes e com actos de amor e bondade. Que as pessoas vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16). Pois em Cristo Jesus, somos chamados para realizar boas obras, fazendo as coisas boas que Deus, nosso Criador, planeou que fizéssemos, mas que o pecado nos desviou delas. Em Cristo Jesus, somos regenerados para sermos filhos de Deus activos e não para sermos pecadores omissos. Pois o que nos santifica não é propriamente o mal que não praticamos, mas o bem que praticamos, em amor e para glória de Deus.


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Jesus é o Senhor?

Mateus 7:18 - "Não pode a árvore boa produzir frutos maus, e nem a árvore má produzir frutos bons."

por Tânia Santos

A natureza da árvore boa é produzir frutos bons, e a natureza da árvore má é produzir frutos maus. Não basta dizer que aceitou Jesus como Salvador; é preciso dar frutos de arrependimento, tem que ter mudança de governo na sua vida!

Servir a Jesus é abrir mão da sua vida, e não ser você quem toma as decisões. É entregar o controlo de tudo nas mãos do Pai. Quando alguém realmente se entrega a Jesus, sua natureza muda; não pode continuar dando frutos estragados, os mesmos de antes. Observe em sua vida, se ainda tem práticas de quando não conhecia as verdades da Palavra. Por exemplo: mentira, raiva, malícia, maledicências, avareza, egoísmo, independência, desobediência, etc.

I João 2 - "Aquele que diz que está em Jesus, devem andar como Ele andou."

O ADN espiritual muda, quando Jesus entra em nós, então teremos o carácter de Jesus, nossos frutos terão que ser bom. O impostor diz que Jesus é seu Senhor, mas não é visto com atitudes de quem nasceu de novo. Tito 1:16 (nega Jesus em atitudes) enganando a si mesmo, acreditando em uma mentira de que é salvo, e vive nessa mentira, mas como saber? 

I João 2:3 - Sabemos que O conhecemos, porque andamos em Seus mandamentos, lutando contra a velha natureza, contra o pecado, sendo confrontado pelo Espírito Santo, e submetendo-nos a Ele. As práticas do pecado precisam ser algo que não faça parte da minha vida definitivamente. Não posso permanecer com a mesmas atitudes que tinha antes de Jesus entrar em minha vida! Isso precisa ser decisivo e definitivo.  

Mateus 7:21- "nem todo que diz senhor senhor entrará no Reino do céu, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS"; "a vontade do meu PAI" está escrito na Bíblia, e não nos meus conhecimentos e achismo. 

Não posso escolher qual obedeço e qual não concordo em obedecer - Ele é Senhor! No verso 24 diz que não basta saber a Palavra; ela tem que ser praticada. Devemos ser verdadeiros com as pessoas, dizê-las as verdades sobre o Reino de Deus.

Tem pessoas que não querem ouvir a palavra da Cruz: o negar-se a si mesmo, ser exortado, etc. Acha que as pessoas são muito duras ao dizer as verdades. Mas o que é melhor? Um tapinha nas costas, e te deixar andando na direcção onde poderá ouvir: "afasta de mim, porque não vos conheço"? 

Jesus de facto precisa ser Senhor, de tudo em mim e do que possuo, ou não será Senhor de nada. Não viva no engano, tenha o carácter de Cristo!

Em Singapura, as leis de lá são rigorosamente cumpridas independente de quem estiver lá. Quando um turista chega, é obrigado a preencher um formulário, que diz que terá morte aquele que infringirem as leis com o tráfico de drogas. Vamos imaginar um jovem holandês que usa essa pratica em seu país por ser livre, não considerando o formulário, querer praticar as mesmas coisas em Singapura, ele poderá dizer: "faço isso em meu país". O Juiz dirá: "Você não se encontra em seu país; será decretado a lei, a forca."

Houve um caso de um jovem americano, que rabiscou um carro em Singapura, e foi sentenciado e punido. Levou várias surras. O Presidente norte-americano tentou intervir, mas eles não aceitaram, cumprindo assim a lei.

No dia do juízo final, também será cumprido as leis do Reino de Deus. A própria Palavra irá nos julgar.

João 12:48: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia."

Não poderemos dizer que fizemos alguma coisa e deixamos de fazer outras. Não terá hipótese: ou Ele é Senhor de tudo, ou será o Senhor de nada.

Muitas vezes lemos, "sejam diligentes com a minha Palavra". "Diligentes" significa: atentos, cuidadoso, pronto. Precisamos ter essas coisas muito definidas em nossa vida diária.

Que o Senhor nos transforme conforme a Sua Palavra, e encha-nos até que em nós (em mim) se encontre tudo dEle e nada de mim, para que Se agrade de nós e nos use para Seu louvor. 

terça-feira, 7 de junho de 2016

bullying - reconheça os sinais

Em 2012, um terço dos portugueses entre os 11 e os 15 anos de idade sofreu de bullying, forma de intimidação física ou psicológica que, há muito, deixou de ser considerada "dor de crescimento." No site Internet Segura, da responsabilidade do Ministério da Educação, crianças, jovens e pais aprendem a lidar com a situação e a defender-se das agressões. (fonte: Teste Saúde - DECO - Out/Nov 2013)

Informação de 2014 - Diário de Notícias:

Segunda o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças, com base em dados de 190 países, 1 em cada 3 crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo são regularmente vítimas de bullying na escola.

Informação de 2014 - Correio da Manhã:

A Unicef revela que 37% dos adolescentes portugueses dizem ter praticado bullying, nos últimos seis meses. Este número está acima da média europeia e norte-americana, que se situa nos 31%, segundo o relatório "Escondido à vista de todos".

Já quanto à participação em lutas, 27% dos adolescentes afirmam que o fizeram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Na maioria dos países as respostas situam-se entre os 30% e os 40%. Esta situação é mais comum nos rapazes do que nas raparigas. A falta de dados, tanto a nível nacional como internacional, não permite melhores comparações. No caso das agressões físicas e sexuais, homicídios e castigos corporais, Portugal está omisso. Ainda assim, há dados que "são inquietantes, que nenhum governo, pai ou mãe gostaria de ver", afirma o diretor executivo da Unicef, Anthony Lakeerca. Cerca de metade das raparigas entre os 15 e os 19 anos considera normal um marido bater na mulher, sob determinadas circunstâncias. Estes dados referem-se à escala mundial, sendo menos de 30% se analisada a Europa em concreto e mais de 80% em países como o Afeganistão, Guiné e Timor. Já quanto a relações sexuais forçadas, cerca de 120 milhões de raparigas com menos de 20 anos foram obrigadas a fazê-lo. O relatório mostra ainda que seis em cada 10 crianças são vítimas de punições corporais, embora apenas 17%, em 58 países experiencie as práticas mais severas (agressão na cara ou repetida). "Os dados contidos neste relatório obrigam-nos a agir no interesse de cada uma destas crianças e pelo reforço da estabilidade futura das sociedades em todo mundo", concluiu Anthony Lake.


Sinais psicológicos de bullying
  • Falta de interesse pela escola, fazendo birra por não querer ir com medo de agressão física ou verbal;
  • Isolamento, evitando estar próximo dos amigos e família, fechando-se no quarto e não desejando sair com colegas;
  • Tem notas mais baixas na escola, devido à falta de atenção nas aulas;
  • Não se valoriza, referindo ser incapaz com frequência;
Sinais físicos de bullying
  • Chorar constantemente e aparentemente sem motivo;
  • Manter-se cabisbaixo, sentindo cansado;
  • Ter problemas para dormir, apresentando pesadelos;
  • Apresentar feridas no corpo e, que a criança diz não saber como surgiu;
  • Chegar a casa com roupa rasgada ou suja ou não trazer pertences seus;
  • Ter falta de apetite, não desejando comer nem a comida preferida;
  • Referir dores de cabeça e barriga várias vezes ao dia.
Como identificar os sinais de bullying
  • Falar com a criança: deve-se diariamente falar com a criança ou adolescente para perceber como se sente na escola, perguntando como correu a escola, se existe alguma criança que o trata mal na escola, com quem fica no intervalo, por exemplo;
  • Verificar o corpo e os pertences: os pais devem no banho verificar se a criança tem o corpo machucado, se a roupa do corpo não está rasgada e se trouxe todos os pertences, como celular, por exemplo;
  • Falar com os professores: conversar com a professora ajuda a perceber qual o comportamento da criança na escola.

A criança ou adolescente que está sofrendo bullying evita contactar com o agressor para não sofrer e manifesta sinais como:
  • ​Ter ataques de fúria e impulsividade, querendo bater em si e nos outros ou atirando com objetos.

​Estes sinais indicam tristeza, insegurança e falta de auto-estima e, normalmente, o estresse constante também provoca sinais físicos na criança.
Alguns dos sinais físicos que os pais devem estar atentos incluem:
Geralmente, a criança ou adolescente apresenta pelo menos 3 destes sinais. Além disso, alguns adolescentes vitimas de bullying, iniciam o consumo de álcool e drogas, prejudicando a sua saúde.
Para identificar se a criança ou adolescente sofre de bullying é necessário:
Caso a criança ou adolescente apresenta sinais de bullying, os pais devem marcar consulta para acompanhamento psicológico logo que possível para ajudar a enfrentar o problema e, evitar o desenvolvimento de uma depressão, por exemplo.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

família 10 - atitudes

Texto base: II Reis 20.12-19

Ezequias deu lugar à vaidade no seu coração e aceitou a falsa admiração do rei da Babilónia, dando a conhecer aos seus enviados todas as riquezas do seu reino. Deste modo, despertou a cobiça dos babilónicos que mais tarde haveriam de voltar e levar as riquezas e também o povo cativo para a Babilónia.

Ao ser chamado à atenção pelo profeta Isaías, o rei não admitiu o seu erro e deu uma resposta egoísta: "E não haverá pois em meus dias, paz e verdade?" Que é como quem diz: "Atrás de mim virá, quem a porta fechará." Ou seja, "Quando as consequências vierem eu já não estarei cá!"

Atitude muito errada!