segunda-feira, 10 de julho de 2017

Como hospedar?

Esta é a "arte" esquecida pela Igreja, que precisamos praticar - a hospitalidade.

A Bíblia diz em Hb 13:2, "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." Ainda em At 21.16 diz: "E foram também connosco alguns discípulos de Cesareia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com que havíamos de hospedar-nos." E Rm 12:13, "Comunicai com os santos nas suas necessidades; segui a hospitalidade"

A Bíblia fala de mais texto a respeito da hospitalidade.

Para quem quer praticar esse gesto de amor e serviço, segue umas dicas para quem vai receber irmãos em casa, e pense que um dia poderá vir a receber pessoas que não conhecem o Senhor, e sua atitude de receber pode contribuir para impactar aqueles que precisam de amor neste gesto.


1 – Com amor
2 – Dar o melhor
3 – Não fazer acepção de pessoas
4 - Sem murmuração
5 - Preparar a mesa do café, para quando os irmãos acordarem encontrar a mesa posta de forma arrumada e organizada
6 – Não é necessário luxo, mas ser caprichoso
7 – Preparar roupas de cama limpas, toalhas de banho, uma lembrança carinhosa se possível, e deixar no quarto, de preferência em cima da cama e também um bilhete de boas vindas (Chocolate, jarro de flor, lembrança da cidade, etc...)
8 – Sempre servir o almoço e jantar nos horários combinados, e estar preparado para os inconvenientes, como, chegar atrasado ou fora do horário, pois as visitas não podem sentirem-se constrangidas.
9 - Arrumar a mesa de forma também organizada; não precisa luxo, mas organização.
10 – Fazer a comida da melhor forma, ainda que seja simples, demonstrando prazer em fazer.
11 – Ficar atento aos passeios; organizar turismo dentro do possível, se não houver uma direção da igreja.
12 – As visitas têm que sentir-se como se fossem da família.
13 – Se receber pessoas que têm hábitos diferentes, perguntar sempre se: precisa de algo? 
14 – Não se preocupe com o que vai dar, e sim o amor de servir, mesmo sendo limitado, e não fique perguntado a você: não tenho isso, não tenho aquilo, não tenho condições, pois o que vale é a sua disposição de coração.
15 - Se a pessoa ou pessoas vêm no verão ou inverno, é importante você ceder o ventilador ou aquecedor para as visitas. (Lembre-se, dê o melhor!), salvo situações extremas: doenças, etc...
16 – Os seus filhos precisam ser ensinados a hospedar também, pois precisam entrar no "clima".
17 – Toda sua família tem que estar envolvida em servir.
18 – Se receber irmãos que vêm de férias, não se preocupe em pagar as despesas quando sair, cada um cuida da sua, somente se você tiver condições em alguns casos você abençoa.
19 – Sempre que for sair evite levar a sua família toda para que você, nem suas visitas, tenham mais despesas.

PARA QUEM VAI SER HÓSPEDE:

1 - Quem vai se hospedar em casa, é importante lembrar que casa do irmão não é um hotel.
2 - Se você vai ficar em hotel, claro que você vai ter despesas com café da manhã e almoço em alguns casos, com a ceia ou os dias que você vai ficar hospedado. Tem um custo. Na casa de amigo ou irmão, parente, tem que ficar "ligado", pois tem despesas lá também como água, luz, gás, almoço, janta, alimentação no geral, e precisa também se preparar para dar uma ajuda na casa, pois não podemos ser pesado para quem nos hospeda com este carinho e amor.
3 - Ficar na casa de alguém não quer dizer que vamos poupar gastos com hotel, etc. E vamos então gastar com a pessoa que está a receber, e nisso não existe a lei da "vantagem"; precisamos ser gratos também nesta área. É uma forma de HONRAR quem nos recebe. 

Quem hospeda também não pode ficar na expectativa de receber algo, pois aí deixamos de lado o amor e serviço. Tem que ser algo natural de ambas as partes.

TUDO ISSO SERÁ POSSÍVEL SE FIZERMOS COM AMOR E CARINHO...

O OUTRO É SUPERIOR A NÓS... AINDA QUE SEJA UMA CRIANÇA.

TODA FAMÍLIA DEVE ESTAR ENVOLVIDA E ENSINADA A SERVIR E DAR O MELHOR...

Adaptado do artigo publicado por Anderson Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário