segunda-feira, 10 de julho de 2017

Honra

A palavra "honra" aparece 104 vezes no texto bíblico. O versão bíblica indicada e que foi pesquisada é a Bíblia Almeida, corrigida, revisada e fiel. Poderá haver pequenas diferenças no número em outras versões.
Você sabe o que é honra? A quem deve honrar? Pergunte a si mesmo: eu gostaria de ser tratado com honra? Sabe o que isto significa no mundo espiritual, sua prática para a sociedade e nossos relacionamentos sociais? Sabe o que isso atrai para sua vida e espírito? Tem exercitado este princípio? Agora que lê sobre este assunto, antes de prosseguir, considere isso em seu coração e fale com Deus.
Infelizmente esse princípio tem sido esquecido em nossa sociedade pós-moderna e parece que quem deseja mantê-lo vivo torna-se uma pessoa antiquada e alienada. Os mais antigos lembram-se da honra que era dada em especial aos pais, professores, autoridades espirituais e patrões. A palavra honra tem caído em desuso; contudo o preço que estamos a pagar como sociedade organizada é muito caro.
Vivemos em uma sociedade imperfeita, onde existe muito abuso de poder, desmando de líderes, opressão e corrupção de governantes, pais monstros e líderes cristãos que se afastam da prática dos bons valores. Infelizmente tudo isso é facto desde os tempos da antiguidade, muitas pessoas usando mal sua liderança constituída por Deus, apenas para egoísmo e benefício pessoal.
Todavia, será que isso dá-nos o direito de sermos negligentes com a orientação bíblica da Palavra? Talvez nunca tenha honrado porque nunca foi honrado, em vez de ser amado e abençoado, foi abusado e humilhado. Precisa rever isso em seu coração, porque ao honrar estará a obedecer a Deus e a atrair bênçãos sobre a sua vida. Mesmo Deus sabendo que existem maus pais, Jesus ordenou: “Honra teu pai e tua mãe” (Lc 18.20) Jesus não ensinou a honrar o bom pai e a boa mãe, não é mesmo? Seu dever é amar e honrar! Honrar os pais é um dos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Êx 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
A mesma regra se aplica aos líderes, pastores e mestres, cada um tem a missão de zelar pela família de Deus, mas se não o fizerem, prestarão contas a Deus. E se você não honrar, quem prestará contas a Deus? Você ou Ele? Se não está a gostar do que está a colher, mude as suas sementes e forma de semear!
As Escrituras também registam que devemos honrar duplamente. O original do texto trata a honra financeira de forma especial aos que presidem, pregam e ensinam a Palavra do Senhor para nossa vida. Porque dar duas vezes? Porque eles são especiais na sua vida! “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (I Tm 5.17)
Outra questão também muito importante sobre a honra é que ela está diretamente associada à frutificação espiritual. Jesus falou que a desonra aos profetas de Deus está associada à falta espiritual – Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.” (Mt 13.57-58)
A Bíblia diz que devemos honrar a todos, tratando com dignidade: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12.10).
É Deus quem dá a verdadeira honra ou ‘promoção’. A Bíblia diz em Salmos 75:6-7: “Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta.
Vamos resgatar o princípio bíblico da honra em casa e na sociedade em geral! 
Ainda é possível resgatar o valor e a prática da honra. É uma virtude divina que honra os céus e abençoa a vida das pessoas. Certamente as próximas gerações vão agradecer!

-----------
Gostaria de dar graças a Deus primeiramente, porque sem Ele nada seria! Gostaria também de honrar a minha família (pais, irmãos, esposa, filhos, e restante família), todos os meus amigos, e liderança presente e passada. Todos têm marcado a minha vida, e hoje sou o resultado da acção de todos vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário