segunda-feira, 10 de julho de 2017

os desafios de ser um físico cristão

Os Desafios de ser um Físico Cristão
Por Evandro Vidor de Mello


Desde pequeno me interessei pelas histórias das grandes descobertas, dos esforços dos cientistas na tentativa de entender e resolver algum problema. Por ter aptidão com a matemática vim a ser Físico. Pude sentir ao longo dos meus estudos a presença de Deus me orientando, dando sabedoria e mostrando o caminho; “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr.33:3). 

Porém o mundo dos intelectuais é dominado por mentes arrogantes que pensam que sabem muito e que Deus é algo para as mentes ignorantes e loucas. Por um lado eles têm razão! Paulo já alertou que a Fé em Cristo é loucura para os que tentam se guiar pela razão apenas (ver I Co 1:18-31). No fundo, não tem lógica que o Filho de Deus todo poderoso veio à terra e foi humilhado e crucificado jovem ainda em vez de matar a todos que não acreditaram nEle! Isso porque a lógica de Deus é bem superior a lógica humana como já afirmou o profeta Isaías a 2700 anos atrás (ver Is 55:8-9). 

Portanto é muito difícil conviver com quem se apoia somente no seu poder de raciocinar e nossa sociedade está cada vez mais cheia desse tipo de gente. No nosso meio e em países mais avançados culturalmente, há cada vez mais gente que não acredita em Deus. Há duas razões para isso: 1. O testemunho dos cristãos que agem de uma forma igual ou pior que os não crentes. Nada pior para o reino de Deus que um crente hipócrita ou morno. 2. O Diabo está utilizando os intelectuais para propagar a tese que Deus não existe. Por exemplo, antigamente creditava-se um raio ou uma doença ao humor de Deus. Com o tempo o raio e algumas doenças adquiriram uma explicação científica. Seguindo esse raciocínio tem aparecido vários livros promulgando uma tese ou teoria que a vida e o mundo apareceram ao acaso por mecanismo que ninguém conhece bem mas que se especula bastante. (Criação Imperfeita (Marcelo Gleiser), O Gene Inteligente (Richard Dawkis), além das ideias de Stephen Hawking). 

Os avanços tecnológicos indicam que estamos cada vez mais sábios. O que ninguém diz é que a medida que a Ciência evolui temos muito mais dúvidas sobre a Natureza e o que somos que na época da Grécia antiga. Eu digo que o Conhecimento é como uma mancha de óleo no oceano: quanto maior é ela, maior é o seu limite. A fronteira do desconhecido só aumenta com o conhecimento o que demonstra a nossa limitação diante de um mundo infinito. Várias mentes brilhantes perceberam isto, como o grande Isaac Newton, Johanes Kepler, Blaise Pascal, Emanuel Kant,... Porém admitir isto requer sabedoria e humildade e essa combinação de virtudes está cada vez mais rara na nossa sociedade! 

Cabe a nós, cientistas cristãos, denunciar essa mentira que Satanás está espalhando no mundo. A ciência não pode provar a existência ou a ausência de Deus! Isso porque o papel dela é estudar os fenómenos naturais e Deus é espírito, um ser transcendente à Natureza e portanto transcendente à Ciência!! 

Precisamos ser sentinelas de Deus, refletir a sua Luz no poder do Espírito Santo para lutar contra as artimanhas do adversário que está levando milhões de pessoas para o inferno, para uma vida medíocre, pra uma vida superficial que produz insatisfação e depressão. Deus nos chama, cada um de nós a realizar um trabalho porque “o campo é imenso, mas há poucos trabalhadores”(Lc 10:2). 

Todos, seja a dona de casa (como a mãe de John Wesley), profissional, comerciantes,...todos temos um ministério individual importantíssimo aos olhos de Deus. 

Que Deus nos fortifique, nos dê sabedoria e flexibilidade para fazer a Sua vontade nas nossas vidas a fim de sermos seus servos úteis.


Fonte: Correio electrónico recebido de amigo.
Fonte: http://prazerdapalavra.com.br/recursos/ensaios/5473-os-desafios-de-ser-um-fisico-cristao-evandro-vidor-de-mello.html

Sem comentários:

Enviar um comentário