sábado, 10 de fevereiro de 2018

marcas de um verdadeiro discípulo

Estas são as marcas de um verdadeiro discípulo de Cristo:

  • Tratável (Tiago 3.17)
A definição segundo o dicionário comum é: pessoa que se caracteriza por ser afável, amável e benévolo. Segundo o dicionário Strong: tratável ("epiekes") é manso, brando,“apropriado”, isto é, gentil, alguém com moderação, paciente.


"Epi" é uma preposição primária, que significa a rigor, sobreposição para tempo, lugar, ordem, etc. Também, é relativo a distribuição (genitivo), isto é, sobre, etc. "Eikó", aparentemente um verbo primário com a ideia de cópia, "assemelhar-se", "parecido com".

Uma pessoa tratável refere-se ao estado interior de uma pessoa de bom carácter. Isto é, faz acordos e os cumpre, não mente. Enfim, a relação de trato cabe em todas as situações de relacionamentos. Seja a empatia informal, ou as formalidades de trato com a palavra, prometer e cumprir o prometido. Envolve a vida social, os negócios, a palavra empenhada, engloba todas as situações de relacionamentos interpessoais. 

  • Ensinável
Segundo o dicionário, uma pessoa ensinável, é uma pessoa pronta, desejosa e faminta para ser ensinado. Quer crescer, aberto a instrução e formação. Motivado a aprender. Marcada por fazer boas perguntas, realmente querendo entender.

Só se ensina a quem deseja aprender! Estou convicto também de outra: Aprende-se enquanto se ensina!

Ser ensinável é ver-se incompleto. É identificar ausentes em si o que gostaria de ver presente. É desejar crescer.

Ser ensinável é resistir a conformação.  É fugir do estacionamento existencial. É aceitar o fato que há estações a frente e que é preciso avançar na viagem...

Ser ensinável é correr atrás do ensino, de quem ensina, é fazer-se discípulo, escolher pisar sobre as marcas de alguém.

Ser ensinável é ter referenciais, alguém para quem olhar, não como parâmetro de perfeição, mas sim de aperfeiçoamento. É sair da caverna, aventurando-se na floresta.

Ser ensinável é aceitar revisar paradigmas, reformular conceitos, criticar crenças, é dispor-se ao que outrora sequer admitia existir.

Ser ensinável é extrair de cada experiência da vida uma lição, é aprender com as experiências dos outros. É crescer com o que aprende dos próprios erros e e com os dos que o cercam.


  • Submisso
Segundo o dicionário: pessoa obediente, que se submeteu a alguma coisa ou que ainda se submete; dócil, humilde, respeitosa.


  • Transparente
sem segredos, desabafa

Sem comentários:

Enviar um comentário